25/07/2014

ADVmedia: 5 estratégias para transformar seguidores em produtores de conteúdo


Confira dicas de como utilizar aplicativos de engajamento para estreitar o relacionamento com a audiência.
Content marketing é um dos maiores desafios, mas que também oferece mais oportunidades, tanto para empresas como para consumidores. Com o objetivo de aumentar seu alcance e engajamento online, as marcas tentam cada vez mais criar conteúdo que seja informativo, atrativo e interessante.

Aplicativos de engajamento podem ser a solução ideal, visto que podem criar conteúdo simples, compartilhável, e capaz de construir relacionamento com a audiência, além de preencher o calendário para manter o fluxo de publicação. Essas ferramentas fornecem um mecanismo capaz de encorajar consumidores a criarem e compartilharem conteúdo em suas próprias redes. O valor de marketing em plataformas como Facebook e LinkedIn não se limita ao tamanho da audiência, mas relaciona-se também à rede de consumidores conectados. Confira cinco maneiras de incentivar consumidores, por meio de aplicativos de engajamento, a criarem conteúdo:
1. Permita que seus fãs e seguidores votem
Votações permitem que os fãs façam parte da decisão da marca. Com aplicativos de engajamento, os consumidores podem escolher produtos, designs ou até mesmo temas de campanhas, e compartilhar seu voto. Os resultados podem fornecer conteúdo capaz de alimentar outros canais da marca, além de gerar insights sobre o que o público pensa e sente com relação à empresa.
2. Ofereça uma experiência de marca personalizada 
Uma experiência de marca alinhada ao perfil do consumidor faz com que ele tenha interesse em explorar a empresa. Aplicativos de engajamento, nesse caso, podem fornecer opções de produtos e serviços, informes e estudos de caso ou até mesmo peças de roupa, capazes de refletir a identidade daquele perfil.
3. Peça para a audiência contribuir com conteúdo relacionado à marca
Além de fazer com que a comunidade se sinta parte da marca, contribuições de fãs também ajudam os anunciantes a distribuir a criação de conteúdo. Aplicativos podem convidar seguidores a enviarem fotos, vídeos ou outras histórias relacionadas à marca.
4. Desafie o conhecimento da sua audiência
Desafiar sua audiência com quizzes e questionários que testem seus conhecimentos é uma ótima estratégia para ganhar atenção e engajamento. As perguntas podem ter respostas informativas e úteis para que possam ser compartilhadas pelos fãs.
5. Ajude fãs e seguidores a descobrirem insights sobre seus perfis
O público estará mais propenso a voltar para uma marca se tiverem aprendido algo sobre si mesmos ao interagir com a empresa ou conteúdo. Com aplicativos de engajamento, o acesso ao perfil do usuário pode produzir insights pessoais valiosos que ele pode não ter notado. Ao logar, o seguidor poderá ver padrões de relacionamento que não havia visto antes. Os fãs também poderão ver como eles foram “combinados” a alguma identidade ou produto da marca.
Fonte: Proxxima
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ADVmedia: Por que a ética deve fazer parte da sua estratégia nas redes?

As redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de marketing, contudo é importante compreender todos os seus aspectos e riscos.


Facebook sendo usado num laptop

Você investe tempo, dinheiro e dedicação desenvolvendo o seu negócio. Isso significa estratégia em ação, marketing online delineado e presença ativa nas redes sociais. Até aí, tudo certo. Contudo, quando se trata do contato direto com seu público alvo e exposição da sua marca, sua principal prioridade deve ser a de criar e manter uma excelente reputação.É sua responsabilidade criar uma identidade positiva para o seu negócio e manter controle sobre as ações que possam afetar a sua marca.

Hoje as redes sociais representam uma grande oportunidade para fazer com que seus clientes conheçam mais sobre o seu negócio. Conexões são criadas e conteúdos podem ser compartilhados por qualquer pessoa, inclusive por seus colaboradores. E o que é dividido por ele nas redes sócias pode ter impactos, nem sempre positivos, sobre o seu negócio.

O vínculo da empresa com seus colaboradores no mundo virtual deve ser um dos prontos focais da gestão da sua marca. A forma com que seus colaboradores se comportam nas redes sociais tem conexão direta com o seu negócio e pode comprometer todos os seus esforços de crescimento. Para empresas de serviços, em que capital humano é o seu principal ativo, é ainda mais importante o cuidado na preservação da imagem, não só da empresa, mas também de seus colaboradores.

Com experiência em ajudar nossos clientes a desenvolver Códigos de Conduta Ética, como parte do gerenciamento de riscos, nós da ICTS temos percebido, mais do que nunca, a necessidade da criação de diretrizes claras e objetivas para a formalização do que é permitido e esperado dos colaboradores quando estes interagem nas redes sociais em seu nome ou em conexão a sua marca.

Para o desenvolvimento de um código de ética eficaz para a presença do seu negócio nas redes sociais, devem-se considerar pontos como:

· O objetivo da presença do seu negócio nas redes sociais.

· Definição do tipo de informação que pode ser gerada e compartilhada em nome da empresa.

· Linguagem e vocabulário utilizados nas postagens.

· Definição dos responsáveis por gerar conteúdo em nome da empresa e procedimento para a aprovação do conteúdo antes da postagem.

· Proibição de divulgação de dados confidenciais da empresa ou de seus clientes.

· Adoção de medidas para se evitar a conexão dos colaboradores com a empresa. Como exemplo, a definição de contas com seus nomes próprios e a proibição do uso de elementos gráficos da empresa (logos, fotos com uniformes, etc.).

· Adoção de medidas para preservação da imagem da empresa através da responsabilização individual.

· Gestão de crises: o que fazer quando uma informação é usada de forma errada, impactando sua imagem frente ao mercado e a seus clientes.

A conduta nas redes sociais deve fazer parte do seu Código de Conduta Ética, que deve definir, de forma ampla, as regras de relacionamento entre as partes da sua organização, formalizando o comportamento esperado dos colaboradores, terceiros e até mesmo de clientes em relação à conduta ética.

As redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de marketing, contudo é importante compreender todos os seus aspectos e riscos - quem vê suas postagens, quem compartilha suas postagens e como elas estão sendo compartilhadas. Seja responsável por todo e qualquer interação online relacionada a sua marca e tire proveito de todo o potencial que as redes sociais podem trazer para o seu negócio.

*Marcelo Forma é sócio da ICTS.

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